Orientação

ORIENTAÇÃO PARA PAIS

Você sabe como funciona a orientação psicológica para pais e/ou familiares?

Sabe aquelas situações do desenvolvimento do seu filho que você fica completamente perdido, pelos mais variados motivos tipo: Desfralde, chupeta, alimentação, inserção na escola, medo, timidez, birras, pirraças, inquietude, agressividade, ciúme, a chegada do novo irmão, separação dos pais, entre milhares de outros que aparecem.

E todos dizem: – “Irá passar, é fase!” E você se pergunta: “Quanto tempo irá demorar para passar? Pois já estou sem esperanças!” Ou, – “Será que é normal mesmo?”

Pois bem, para esta dúvida interna, a resposta muitas vezes poderá ser dada por meio,da orientação com um profissional especialista na área. Criar e educar uma criança não é tarefa fácil, trata-se da formação de uma outra pessoa e por isso é uma missão dada, e para tal requer habilidades,determinação e discernimento,deste modo a orientação psicológica pode ser um importante instrumento para esta missão. Pergunte, pesquise e oriente-se a criação de filhos não possui receita pronta e não precisa ser feita com dúvidas e angústias, estarei aqui a disposição para aprendermos juntos.

 


ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL CARREIRA

Está terminando o Ensino Médio e ainda não decidiu qual carreira pretende seguir? Não entre em desespero! Grande parte dos adolescentes tem dificuldade em definir uma profissão, portanto, esse dilema não é só seu. Já que para todo problema existe uma solução, que tal procurar uma orientação profissional?

Ela é capaz de esclarecer várias dúvidas e questões sobre o assunto e, com base no seu perfil e nas suas preferências, consegue guiar suas escolhas.

O que é a orientação profissional?

Ela nada mais é do que um acompanhamento com uma pessoa especializada a fim de esclarecer as dúvidas sobre a carreira, como informações sobre o mercado de trabalho e as profissões relacionadas.

Todas essas questões devem estar conectadas com a busca pelo autoconhecimento, compreendendo melhor suas preferências, intolerâncias, potenciais, habilidades e fragilidades.

Nesse sentido, a orientação proporciona reflexão e direcionamento e pode ser entendida como um processo de desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Autor: blog.unipe.br

 


ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Você alguma vez conversou com algum profissional de orientação vocacional? Sabia que essa atitude pode ser extremamente importante antes de escolher seu vestibular?

O que é orientação vocacional

Em linhas gerais, orientação vocacional reúne o conjunto de técnicas e orientações que auxiliam, de forma individual ou coletiva, determinadas escolhas. Tema bastante presente na fase escolar, principalmente nos anos do Ensino Médio, que antecedem escolhas importantes como, por exemplo, o Vestibular.

Por que fazer orientação vocacional?

Existem diversas motivações para que o aluno busque auxílio de uma orientação vocacional no momento de fazer escolhas decisivas. Dentre elas, a própria diminuição do risco de desistência na faculdade se faz uma justificativa interessante.

O processo da orientação vocacional pode contribuir para que tenha conhecimento suficiente sobre o curso e as características dessa carreira antes de se dedicar ao vestibular, matrícula, mudança de cidade, etc. Além disso, a orientação vocacional é uma forte ferramenta para o auto-conhecimento. É uma chance de saber quais habilidades pessoais você mais valoriza e qual o tipo de atividade que mais te agrada na rotina diária.

 

Autor: noticias.universia.com.br