Orientação vocacional

Você alguma vez conversou com algum profissional de orientação vocacional? Sabia que essa atitude pode ser extremamente importante antes de escolher seu vestibular?

O que é orientação vocacional

Em linhas gerais, orientação vocacional reúne o conjunto de técnicas e orientações que auxiliam, de forma individual ou coletiva, determinadas escolhas. Tema bastante presente na fase escolar, principalmente nos anos do Ensino Médio, que antecedem escolhas importantes como, por exemplo, o Vestibular.

Por que fazer orientação vocacional?

Existem diversas motivações para que o aluno busque auxílio de uma orientação vocacional no momento de fazer escolhas decisivas. Dentre elas, a própria diminuição do risco de desistência na faculdade se faz uma justificativa interessante.

O processo da orientação vocacional pode contribuir para que tenha conhecimento suficiente sobre o curso e as características dessa carreira antes de se dedicar ao vestibular, matrícula, mudança de cidade, etc. Além disso, a orientação vocacional é uma forte ferramenta para o auto-conhecimento. É uma chance de saber quais habilidades pessoais você mais valoriza e qual o tipo de atividade que mais te agrada na rotina diária.

 

 

Autor: noticias.universia.com.br