Avaliação Neuropsicológica

ADULTO

A Neuropsicologia estuda as relações entre o cérebro/comportamento, dedicando-se a investigar diversas áreas cognitivas de cada pessoa. As principais funções cognitivas são: inteligência, linguagem, atenção, memória, percepção, raciocínio, aprendizagem, velocidade de processamento, funções motoras e executivas. A Avaliação Neuropsicológica é uma investigação minuciosa, e tem o objetivo de identificar algum comprometimento funcional neurológico.

INFANTIL

Trata-se da avaliação da função cerebral a partir do comportamento cognitivo, sensorial, motor, emocional e social do indivíduo. Ou seja, é o estudo detalhado das funções cognitivas, emocionais e comportamentais, para que seja possível obter informações diagnósticas sobre a criança.

A Avaliação Neuropsicológica Infantil é fundamental para a identificação precoce dos transtornos do desenvolvimento do seu pequeno – desta forma, é possível estabelecer rotinas de tratamentos e orientações com foco na prevenção de dificuldades ou transtornos mais sérios em outras etapas da vida.

Como a avaliação neuropsicológica pode ajudar você a alcançar melhor desempenho nos apectos cognitivos e emocionais?

Uma avaliação neuropsicológica tem a capacidade de analisar as relações entre o cérebro e o comportamento. Desta forma, quem passa por tal observação conseguirá desenvolver as suas habilidades cognitivas, como memória, atenção, percepção, linguagem e ainda funções motoras e executivas, o que ajudará a processar melhor a vasta quantidade de informações presentes no cotidiano.

Com a avaliação neuropsicológica será possível verificar quais serão os tipos de intervenção necessários para que sejam trabalhadas suas habilidades cognitivas. O foco será nas áreas onde há uma maior defasagem, para que a reabilitação seja positiva. Um exemplo de situação que a avaliação neuropsicológica se encaixa perfeitamente é com os pré-vestibulandos. A análise será ideal para identificar as partes que devem ser trabalhadas no cérebro, para que eles consigam obter o melhor resultado nos vestibulares e, assim, conquistem a tão sonhada vaga na universidade.