Atendimento Online

O atendimento psicológico online é uma possibilidade de tratamento através da internet. É regulamentado pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), o qual admite a realização de até vinte sessões anuais.

Pieta (2014) na sua tese de doutorado fez um estudo empírico sobre a relação terapêutica nos atendimentos presenciais e online. Esta pesquisa experimental demonstrou que a aliança terapêutica ocorre nos dois tipos de tratamento. Durante o atendimento através da internet, o psicólogo e o paciente estabeleceram uma conexão e foi possível observar resultados efetivos que permitiram avanços na vida do paciente, o que foi comprovado no seu estudo quantitativo e qualitativo. Além disso, a pesquisadora observou outras questões que ajudam a desmistificar e ampliar a atuação nesse novo tipo de atendimento. É possível o paciente aderir ao tratamento online e os pacientes adultos de diferentes idades podem se beneficiar.

O atendimento psicológico online beneficia as pessoas com dificuldades de locomoção e torna-se acessível para aqueles que não encontram profissionais próximos. No entanto, o tratamento online não é indicado para casos mais graves que necessitam de um acolhimento presencial. Cabe ao psicólogo fazer uma avaliação e orientar o paciente.