Qual é a importância de desde cedo a criança ter conhecimento sobre seus sentimentos?

O desenvolvimento da inteligência emocional é tão importante quanto o cognitivo, por isso inserir a criança no conhecimento desta habilidade favorece para uma tomada de consciência de si mesmo, de suas intolerâncias, alegrias, mágoas, desejos etc., buscando identificá-los, bem como ter a possibilidade de aprender a lidar com eles.

Ao proporcionarmos momentos em que as crianças possam extravasar emoções e, mais profundamente, reconhecer estamos valorizando esses sentimentos e mostrando às crianças, que o que elas sentem é muito relevante e tem significado para nós que, de fato, nos importamos com elas.

Além disso, crianças que têm a oportunidade de reconhecer os próprios sentimentos, compreendendo o que lhes causa alegria, tristeza, dor, admiração e tantos outros, têm condições de perceber a importância deles e de construir a ideia de que as outras pessoas também podem sentir, exercício tão importante sobretudo àqueles que, num pensamento ainda pré-operatório, enfrentam fortes traços egocêntricos. Reconhecer os sentimentos desde a infância proporciona uma vida adulta mais consciente, segura, otimista, com autocontrole e autoconhecimento, e principalmente feliz!